quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Ian Curtis

  Ian Curtis decediu o seu futuro depois de assistir um concerto dos Sex Pistols em 1976. Warsaw Pact  foi o primeiro nome da banda, em 1978 mudaram o nome para Joy Division.  Joy Division era o nome dado pelos soldados  alemães, na segunda guerra mundial, ao sitio onde colocavam mulheres para fazerem delas prostitutas. 
    A banda teve sucesso quase imediato muito devido as letras de Ian, o género musical dos Joy Divion ficou conhecido como pós punk ou New wave (nova onda).
  Na minha opinião as letras das musicas que Ian escrevia eram sobre a sua própria vida, a dor; violência; raiva e amargura que sentia dele mesmo. As danças que fazia em palco eram únicas como estilo. Ian Curtis sofria de epilepsia e pesar de tomar medicamentos, estes não lhe faziam qualquer efeito e até chegou a ter ataques em palco. A última actuação dos Joy Division foi no dia 2 de Maio de 1980 na universidade de Birmingham.
  Ian suicidou-se no dia 18 de Maio de 1980, tinha apenas 23 anos. Acredito que tenha sido pelo facto de não estar a aguentar a pressão da banda, os ataques epiléticos que lhe davam cada vez com mais frequência e a infidelidade para com a sua esposa, sentia-se dividido entre o amor da Deborah e da Annik (amante belga) também se considerava mau pai, por estar sempre ausente devido às digressões. A luta que travava com ele mesmo levou-o a cometer suicídio ao som do tema "The idiot" do Iggy Pop. Mas há quem diga que ele se suicidou porque sempre quis morrer jovem. Ian Curtis foi cremado  em Macclesfield ,a sua esposa deborah escolheu colocar a frase "Love tear us apart" na lápide. Em 2008 a policia anunciou que a lápide onde estão enterradas as cinzas do vocalista tinha sido roubada e até então ainda não descobriram o autor pois o cemitério não tem câmaras de vigilância. Acredito que quem a roubou tinha intenção de a colocar no mercado negro.
 Os restantes membros dos Joy division decidiram acabar com a banda e formaram os New Order. O primeiro álbum dos New Order chama-se "Movement" onde está um tema intitulado I.C.B. que significa Ian Curtis Buried que significa Ian Curtis enterrado. 
 Deborah Curtis mulher de Ian Curtis escreveu um livro de200 paginas onde descreve todos os podres do Ian Curtis. Os fãns continuam a gostas das musicas dos Joy Division  e achar a Deborah uma mulher altamente amargurada.

Sem comentários:

Enviar um comentário